segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sinopse "Exílio no Brasil"

A quebra abrupta de produção de café no nordeste brasileiro estava a arrastar os fazendeiros para a derrocada financeira. Na tentativa de solucionar o problema da falta de remessas, o Rei D. Luís convida o Dr. Bragança para o cargo de cônsul de Portugal no Brasil dando ao seu cortesão a oportunidade de ouro de escapar a uma eventual pena de prisão por crime de adultério. Mas como se o destino reservasse uma armadilha ao novo diplomata, a amante, uma mulher devastadoramente bonita, quente e sensual, viaja para Petrópolis na companhia do marido continuando ali a sua relação escaldante com o cônsul. Alertado para a traição contínua de sua esposa, D. João Frutuoso, o magnata mais poderoso do Reino, banqueiro da Casa Real e da Coroa Brasileira, prepara uma emboscada ao diplomata, não só para o afastar dos braços de Leonor mas também para poder exercer livremente o seu poder sobre os negros da roça e a sua vocação de escravócrata. Bragança cai finalmente nas malhas dos jagunços e é eliminado fisicamente. O desenlace ganha foros de uma epopeia romanesca e tem o seu epílogo na catedral de Petrópolis durante as exéquias do malogrado cônsul. Quando a Ave-Maria de Schubert, suspensa da voz melodiosa de um aclamado tenor, irrompe no auditório, soa repentinamente o estampido de um tiro de revólver. Junto do caixão, incapaz de suportar a dor que lhe oprime o coração, Leonor aponta uma arma entre o queixo e a tiróide, disparando de baixo para cima e caindo fulminada sobre o cadáver do amante.
Um envolvente romance de amor, escravidão, dinheiro, sexo, traição e morte em que a ficção combina de forma elaborada e perfeita com a História.

2 comentários:

  1. estimulante texto, onde apetece aprender mais História e se sente a sensibilidade e humanismo do autor.
    É dos textos em que se começa e dá vontade de continuar sem parar, pois a narrativa é entusiasmante e cuidada.
    Também a preocupação pela não indiferença às condições de vida do nosso semelhante são aspectos a realçar do autor, que eu muito valorizo.

    ResponderEliminar